sábado, 23 de abril de 2011

A ÁGUA DISSOLVE substancias

 A  água dissolve  substancias
1-) a água é chamada de solvente universal ,porque dissolve muitas subistancias

2-) onde é encontrada ?

a-)  no sangue : leva alimento e oxígenio para todas as parte do corpo.

b-) nos vegetais : também leva alimentos e oxígenio

c-)nos rios, lagos e mares


3-) SOLUÇÃO é formado por:SOLVENTE - é em maior quantidade

   - SOLUTO = é em menor quantidade...

Pode ser = Solido =açucar ,sal
                  Liquido =groselha
                  Gasoso=o gás carbonico

     - SOLUÇÃO = é quando o soluto se dissolve no solvente

SUSPENÇÃO = é quando se enxerga as duas partes   
             
                                                         

sistema cardiovascular CORAÇÃO

sistema cardivascular

SISTEMA CARDIOVASCULAR
O sistema cardiovascular ou circulatório é uma vasta rede de tubos de vários tipos e calibres, que põe em comunicação todas as partes do corpo. Dentro desses tubos circula o sangue, impulsionado pelas contrações rítmicas do coração.
Imagem: SÉRIE ATLAS VISUAIS. O corpo Humano. Ed. Ática, 1997.
Funções do sistema cardiovascular
O sistema circulatório permite que algumas atividades sejam executadas com grande eficiência:
  • transporte de gases:  os pulmões, responsáveis pela obtenção de oxigênio e pela eliminação de dióxido de carbono, comunicam-se com os demais tecidos do corpo por meio do sangue.
  • transporte de nutrientes: no tubo digestivo, os nutrientes resultantes da digestão passam através de um fino epitélio e alcançam o sangue. Por essa verdadeira "auto-estrada", os nutrientes são levados aos tecidos do corpo, nos quais se difundem para o líquido intersticial que banha as células.
  • transporte de resíduos metabólicos: a atividade metabólica das células do corpo origina resíduos, mas apenas alguns órgãos podem eliminá-los para o meio externo. O transporte dessas substâncias, de onde são formadas até os órgãos de excreção, é feito pelo sangue.
  • transporte de hormônios: hormônios são substâncias secretadas por certos órgãos, distribuídas pelo sangue e capazes de modificar o funcionamento de outros órgãos do corpo. A colecistocinina, por exemplo, é produzida pelo duodeno, durante a passagem do alimento, e lançada no sangue. Um de seus efeitos é estimular a contração da vesícula biliar e a liberação da bile no duodeno.
  • intercâmbio de materiais: algumas substâncias são produzidas ou armazenadas em uma parte do corpo e utilizadas em outra parte. Células do fígado, por exemplo, armazenam moléculas de glicogênio, que, ao serem quebradas, liberam glicose, que o sangue leva para outras células do corpo.
  • transporte de calor: o sangue também é utilizado na distribuição homogênea de calor pelas diversas partes do organismo, colaborando na manutenção de uma temperatura adequada em todas as regiões; permite ainda levar calor até a superfície corporal, onde pode ser dissipado.
  • distribuição de mecanismos de defesa: pelo sangue circulam anticorpos e células fagocitárias, componentes da defesa contra agentes infecciosos.
  • coagulação sangüínea: pelo sangue circulam as plaquetas, pedaços de um tipo celular da medula óssea (megacariócito), com função na coagulação sangüínea. O sangue contém ainda fatores de coagulação, capazes de bloquear eventuais vazamentos em caso de rompimento de um vaso sangüíneo.

maquete do sistema solar!!!

Duas escalas
Antes de pensar em fazer uma maquete do sistema solar, é importante lembrar que temos de trabalhar com duas escalas distintas: uma para os diâmetros dos corpos celestes e outra para as distâncias. Isso porque, se usássemos uma única escala, teríamos, para um Sol de 1 metro de diâmetro, de colocar Plutão a mais de 4 quilômetros de distância. Ou ainda, colocando Plutão a 2 metros de distância do Sol, Mercúrio teria um diâmetro de 0,002 milímetro, o que é praticamente invisível a olho nu. Não esqueça de ressaltar esta diferença entre as duas escalas durante as atividades.
Planetões e planetinhas
A primeira maquete mostrará o tamanho proporcional de cada planeta em relação ao Sol. Além disso, a criança poderá ver, por exemplo, que Vênus tem quase o mesmo tamanho da Terra, enquanto Saturno é
quase 10 vezes maior.

Materiais necessários:

• Massa de modelar de 6 cores diferentes
• 2 bolas de isopor de 10 centímetros
• 2 bolas de isopor de 3 centímetros
• Canetas coloridas


Como fazer:

1- Mostre para a criançada a animação que está na abertura da matéria sobre o sistema solar, publicada no Klickeducação. Além de terem uma idéia da proporção entre os vários corpos celestes, elas poderão usar as cores e desenhos da superfície dos vários planetas como modelo.
2- Para fazer Mercúrio, Vênus, Terra, Lua, Marte e Plutão, usaremos massa de modelar
na cor que mais se aproxima da real e modelaremos bolinhas seguindo os tamanhos indicados na tabela abaixo:


Planetas
Diâmetro
Mercúrio
3,5 milímetros
Vênus
8,5 milímetros
Terra
9 milímetros
Lua
2 milímetros
Marte
5 milímetros
Júpiter
10 centímetros
Saturno
8,5 centímetros
Urano
3,5 centímetros
Netuno
3 centímetros
Plutão
1,5 milímetro


Dicas importantes!
Saturno - Com 8,5 centímetros, é um
pouco menor do que Júpiter, com 10 centímetros. Por razões práticas, os dois planetas podem ser representados por bolas de isopor de 10 centímetros, pintadas de acordo com as características de cada um. Peça para a criançada caprichar na pintura e não esquecer de detalhes como a mancha vermelha de Júpiter.
Netuno - Com três centímetros de diâmetro,
é um pouco menor do que Urano, com 3,5 centímetros. Por isso, ambos podem ser representados por bolas de isopor pintadas
de 3 centímetros.

Sol - Para representá-lol, faça uma marcacom giz na parede na altura de 1 metro.
Agora, é só enfileirar os planetas e ver a diferença de tamanho entre cada um deles
e entre cada planeta e o Sol.


Tão perto, tão longe
Para esta segunda atividade, você pode usar os planetas construídos anteriormente e o Sol desenhado na parede.

Materiais necessários:
• Planetas construídos na primeira atividade
• Fita métrica
Como fazer:
Escolha um ponto zero para o Sol e posicione os planetas de acordo com a tabela abaixo:


Planetas
Diâmetro
Mercúrio
2 centímetros
Vênus
4 centímetros
Terra
5,5 centímetros
Lua
2 milímetros
Marte
8 centímetros
Júpiter
28 centímetros
Saturno
51 centímetros
Urano
1 metro
Netuno
1,6 metro
Plutão
2,13 metros

O SISTEMA SOLAR

Representação esquemática do Sistema Solar, mostrando os Sol e os planetas.
O Sistema Solar é constituído pelo Sol e por um conjunto de objetos astronômicos que se ligam ao Sol através da gravidade. Acredita-se que esses corpos tenham sido formados por meio de um colapso de uma nuvem molecular gigante há 4,6 bilhões de anos atrás. Entre os muitos corpos que orbitam ao redor do Sol, a maior parte da massa está contida dentro de oito planetas relativamente solitários,[e] cujas órbitas são quase circulares e se encontram dentro de um disco quase plano, denominado de "plano da eclíptica". Os quatro menores planetas (Mercúrio, Vênus, Terra e Marte) são conhecidos como planetas telúricos ou sólidos, encontram-se mais próximos do Sol e são compostos principalmente de metais e rochas. Os quatro maiores planetas (Júpiter, Saturno, Urano e Netuno) encontram-se mais distantes do Sol e concentram mais massa do que os planetas telúricos, sendo também chamados de planetas gasosos. Os dois maiores, Júpiter e Saturno, são compostos em sua maior parte de hidrogênio e hélio. Urano e Netuno, conhecidos também como "planetas ultraperiféricos", são cobertos de gelo, sendo às vezes referidos como "gigantes de gelo", apresentando também em suas composições água, amônia, metano, etc.
O Sistema Solar também o lar de outras duas regiões povoadas por objetos menores. O cinturão de asteroides está situado entre Marte e Júpiter e sua composição se assemelha à dos planetas sólidos. Além da órbita de Netuno, encontram-se os "objetos transnetunianos", com uma composição semelhante a dos planetas gasosos. Dentro destas duas regiões, existem outros cinco corpos individuais. São eles: Ceres, Plutão, Haumea, Makemake e Éris, denominados de planetas anões.[e] Além de milhares de corpos pequenos nestas duas regiões, vários outras populações de pequenos corpos que viajam livremente entre as regiões, como cometas, centauros.
O vento solar, fluxo de plasma do Sol, é responsável por criar uma bolha no meio interestelar conhecida como heliosfera, que se estende até a borda do disco disperso. A hipotética nuvem de Oort, que atua como fonte de cometas durante um longo período, pode estar a uma distância de aproximadamente dez mil vezes maior do que a heliosfera.
Seis dos planetas e três planetas anões são orbitados por satélites naturais,[b] normalmente conhecidos como "luas", depois da Lua da Terra. Os planetas gasosos são cercados por anéis planetários compostos de poeira e outras partículas.


LEGALLLL!!!!!!!!!!

IMAGENS DO SUDÃO !!! :( :( :(

                       




     VAMOS REZAR POR VOCÊS!!!!!



                                                                                                             

SUDÃO A FALTA DE ÁGUA !! ( É DE CORTAR O CORAÇÃO )

A cada dia 4.500 crianças com menos de cinco anos de idade morrem no mundo todo devido à falta de acesso à água potável e à ausência de saneamento básico, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). As duas organizações acreditam que, devido a esses dados, será difícil cumprir os Objetivos do Milênio correspondentes a estas matérias. "Cerca de 1,6 milhão de crianças com menos de cinco anos morreram em 2005 por não terem água potável ou condições mínimas de higiene, o que provoca diarréias e doenças infecciosas que terminam com sua vida", afirmou hoje a assessora do diretor-geral da OMS para assuntos de Desenvolvimento Sustentável e Saúde Ambiental, Susanne Weber-Mosdorf.
A OMS e o Unicef elaboraram um relatório conjunto sobre o ritmo de avanço na conquista dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio fixados em 2000 em matéria de água e saneamento. Esses objetivos estabelecem que o número de pessoas sem acesso à água potável teria que ser reduzido à metade até 2015 - com 89% da população mundial com acesso ao recurso -, e o mesmo deveria acontecer no que se refere ao saneamento básico - até que 75% tenha acesso a ele.
Para cumprir a meta correspondente à água potável seria preciso que os investimentos destinados a esse fim aumentem pelo menos 33%, enquanto seria necessário dobrar a quantia investida em saneamento. Em 1999, apenas 64% da população mundial tinha acesso à água potável, enquanto em 2005 essa percentagem chegou a 73%. Com relação ao saneamento, a percentagem passou de 26% a 39%. Ainda assim, há no mundo 1,1 bilhão de pessoas que não têm acesso à água potável, o que quer dizer que não têm água canalizada em suas casas, nem fontes ligadas ou poços com água potável em seus povoados ou pelo menos um sistema de recolhimento e purificação da água da chuva.
Quase 2,6 bilhões de pessoas não têm banheiros, latrinas ou algum tipo de canalização séptica ou cisterna em suas casas e, por isso, defecam ao ar livre ou em lugares insalubres. "É preciso levar em conta também que a população mundial cresce cada vez mais, por isso os esforços para combater essas carências têm que ser ainda maiores", explicou Weber-Mosdorf. Um claro exemplo é o da África Subsaariana, onde o número de pessoas com esse tipo de carência cresceu 23% entre 1990 e 2004, embora agora represente uma percentagem menor em relação à população total do continente.
"Mais uma vez, a situação mais grave é encontrada na África Subsaariana, onde apenas 56% da população tem acesso à água potável e 37%, a condições de saneamento", afirmou a diretora de Saúde Pública e Meio Ambiente da OMS, a espanhola María Neira. "O mais lamentável de tudo é que, ainda se fossem cumpridos os Objetivos do Milênio, milhões de pessoas continuariam morrendo em 2015 por causa dessas deficiências", disse o especialista.
As propostas das organizações da ONU para melhorar a situação só serão possíveis com o aumento dos investimentos, a descentralização das responsabilidades para que as autoridades locais tenham mais margem de manobra e o reconhecimento de que o acesso à água é um direito humano. "A OMS está preocupada especialmente com a população que não deixa de crescer nas grandes periferias urbanas, pois as condições em que as pessoas se amontoam, nas quais muitas vezes não há acesso à água, não só representam uma ameaça para a saúde física mas também para a intelectual e emocional", alertou Neira.

terça-feira, 19 de abril de 2011

o interior da terra!

iai pessoal vamos conhecer  o interior da terra ?!!  

O interior da Terra


Como se pode conhecer as camadas geológicas abaixo de nossos pés e outras estruturas localizadas no interior e no centro da Terra, situado a cerca de 6370 km de profundidade?  Por meio de perfurações o homem tem acesso, direto, apenas, aos primeiros quilometros. Daí, para baixo, são as ondas sísmicas que revelam conhecimentos sobre o interior de nosso Planeta.
 
A propagação das ondas sísmicas produzidas pelos terremotos varia de velocidade e de trajetória em função das características do meio elástico em que trafegam. A correta interpretação do registro dessas ondas, através dos sismogramas, permite inferir valores de velocidade e densidade tanto em rochas no estado sólido, ou parcialmente fundidas, como naquelas situadas próximas da superfície ou em grandes profundidades. Dessa forma, é possível comprovar suposições sobre o estado dessas estruturas internas. 
   

depois eu vouto com mais informasoes sobre a crosta o manto e o nucleo aguardem!

segunda-feira, 18 de abril de 2011

propiedades da água !!!!!

iai pessoal tudo bem hoje vim a qui falar para vocêis sobre as propiedades da água:vamos lá conhecer ?!




Matéria: tudo que ocupa lugar no espaço e possui massa. (madeira)
Corpo: porção definida da matéria. (tronco)
Objeto: corpo feito pelo homem com o intuito de se utilizá-lo para algum fim. (banco de madeira)



É possível perceber que a matéria pode existir em três estados físicos diferentes, o sólido, o líquido e o gasoso. É também possível verificar que alguns corpos podem mudar de estado físico, ou seja, deixar de ser sólido e passar para líquido e do líquido passar para o estado gasoso. Um exemplo disso é a água, que pode existir no estado sólido (como gelo), no estado líquido (como água), ou no estado gasoso (como vapor). Sendo assim, estas transformações recebem nomes, tais como:
- fusão para a passagem do sólido para o líquido;
- solidificação para a passagem do estado líquido para o sólido;
- vaporização para a passagem do estado líquido para o gasoso. No entanto, a vaporização pode ser subdividida em:
- ebulição, que é induzida, ou seja, quando se fornece energia a um líquido para ele se transformar no estado gasoso. Exemplo: ferver água em uma panela.
- evaporação, que é a passagem do estado líquido para o gasoso de forma espontânea, ou seja, quando você não induz esta transformação. Um exemplo é uma roupa secando no varal, ou uma poça d’água que evapora pela ação do Sol.
- calefação, que é a passagem do líquido para o gasoso de forma instantânea, ou seja, é uma passagem muito rápida. Um exemplo é quando jogamos gotas d’água em uma panela quente, o que ocorre naquele momento é a calefação.
- Condensação para a passagem do estado gasoso para o líquido. Exemplo é a formação de gotículas na parte de fora de um copo com água gelada. Neste fenômeno o que se observa é que o ar (que contém vapor d’água) próximo da superfície do copo se resfria e o vapor d’água torna-se água líquida na superfície externa do copo. (As gotículas)
- Sublimação para a passagem direta do estado sólido para o gasoso e do gasoso para o sólido. Um exemplo de sublimação é a passagem da naftalina (que é sólida) para o estado gasoso, diretamente sem que passe pelo estado líquido. A naftalina é utilizada para espantar baratas e traças de gavetas e armários. Ela possui um odor característico     



BJS ATÉ A PROXIMA

domingo, 17 de abril de 2011

ar !!!! o gás vital não notado más muito usado !!!!!!!!!!

 oi pessoal hoje passei pra deichar um comentario rapido mais muito importante principalmente pra quem esta na 4ºseri 


Sistema respiratório é o conjunto de órgãos responsáveis pelas trocas gasosas do organismo dos animais com o meio ambiente ou seja a hematose pulmonar, possibilitando a respiração celular.
Nos vertebrados terrestres, o sistema respiratório é fundamentalmente formado por dois pulmões, como explicado abaixo. Mas nos animais aquáticos, como peixes e moluscos, o sistema baseia-se nas brânquias, enquanto que nos artrópodes terrestres, a respiração é assegurada por um sistema de traqueias.
Nos organismos unicelulares e em alguns animais, como as esponjas e celenterados, assim como nas "plantas" (no sentido da taxonomia de Lineu), não existe um verdadeiro sistema respiratório, sendo a respiração celular assegurada por trocas gasosas diretas entre as células do organismo e o meio ambiente.

prima vera todo mundo gosta depois vem o verão é o tempo de praia e sol , o inverno éfrio que priguiça! o outono pra mim é o mais variado !!

     oi pessoal que tal falar um poco sobre o tempo ?!!! aquele ser existente que sempre está presente e que só si nota quando queima ou congela a gente kkkkk  

Estação do ano é uma das quatro subdivisões do ano baseadas em padrões climáticos. São elas: Primavera, Verão, Outono e Inverno.
Inicialmente o ano era dividido em duas partes, a saber:
  • O período quente (em latim: "ver"): era dividido em três fases: o Prima Vera (literalmente "primeiro verão"), de temperatura e humidade moderadas, o Tempus Veranus (literalmente "tempo da frutificação"), de temperatura e humidade elevadas, e o Æstivum (em português traduzido como "estio"), de temperatura elevada e baixa humidade.
  • O período frio (em latim: "hiems") era dividido em apenas duas fases: o Tempus Autumnus (literalmente "tempo do ocaso"), em que as temperaturas entram em declínio gradual, e o Tempus Hibernus, a época mais fria do ano, marcada pela neve e ausência de fertilidade.
Posteriormente, para ajustar as estações à posição exata dos equinócios e solstícios, correlacionando-as com a influência da translação associada à mudança no eixo de inclinação da Terra, convencionou-se, no Ocidente, dividir o ano em somente quatro estações. Vale a pena lembrar que certas culturas ainda dividem o ano em cinco estações, como a China. Países como a Índia dividem o ano em apenas três estações: uma estação quente, uma estação fria e uma estação chuvosa. Já no continente Africano, países como Angola só têm duas estações, a das chuvas, quente e úmida, e o cacimbo, seca e ligeiramente mais fresca, principalmente à noite.

rosa ,rosa minha estrela guia !!!! (rosa dos ventos)

iai pessoal vamos conheser nossa rosa guia ?!


A rosa-dos-ventos (AO 1990: rosa dos ventos) é um instrumento de orientação baseado nas quatro direções fundamentais e suas intermediárias. A rosa-dos-ventos corresponde à volta completa do horizonte e surgiu da necessidade de indicar exatamente uma direção que nem mesmo os pontos intermediários determinariam, pois um mínimo desvio inicial torna-se cada vez maior, à medida que vai aumentando a distância.
Assim, praticamente todos os pontos na linha do horizonte podem ser localizados com exatidão. Cada quadrante da rosa-dos-ventos corresponde a 90º: considera-se o norte a 0º; o leste a 90º; o sul a 180º, o oeste a 270º, e novamente o norte a 360º.[1]
A utilização de rosas-dos-ventos é extremamente comum em todos os sistemas de navegação antigos e atuais. Seu desenho em forma de estrela tem a finalidade única de facilitar a visualização com o balanço da embarcação, portanto os quatro pontos cardeais principais são os mais fáceis de ser notados: norte (0º de azimute cartográfico), sul (180º), este ou leste (90º) e oeste (270º). Dependendo do tamanho da bússola pode caber mais quatro pontos que são chamados de pontos colaterais; nordeste (45º), sudeste (135º), noroeste (315º) e sudoeste (225º) e se o visor for maior ainda costumam incluir mais oito pontos, chamados pontos subcolaterais; nor-nordeste (22,5º), lés-nordeste (67,5º), lés-sudeste (112,5º), su-sudeste (157,5º), su-sudoeste (202,5º), oés-sudoeste (247,5º), oés-noroeste (292,5º) e nor-noroeste (337,5º).
Assim como os meridianos estão para os pólos da mesma forma todos os rumos estão para o observador.


Pontos cardeais
  • E: este ou leste
  • N: norte
  • O ou W: oeste
  • S: sul
Pontos colaterais
  • NE: nordeste
  • NO ou NW: noroeste
  • SE: sudeste

satélites artificiais

oi pessoal tudo bem vai ai alguns tipos de satélites !!!!!!
  • Biossatélites --- são satélites projetados para levar ao espaço organismos vivos para experimentação científica.
  • Satélites miniaturizados --- são satélites com dimensões e massas reduzidas. Hoje, esses satélites são categorizados como minissatélites (500–200 kg), microssatélites (menos de 200 kg) e nanossatélites (menos de 10 kg).
  • Satélites de energia solar --- são satélites que usam células solares para captar a energia solar e a convertem em um feixe de microondas, transmitido para grandes antenas na Terra por potentes transmissores a bordo do satélite. A energia captada pela antena pode então ser usada como uma fonte alternativa de energia.
  • Estações espaciais --- são estruturas fabricadas pelo homem e projetadas para permitir que seres humanos possam viver no espaço exterior. Uma estação espacial difere de uma espaçonave. Ao contrário das espaçonaves, as estações espaciais não possuem capacidade de propulsão nem de aterrissagem. Por outro lado as estações espaciais são projetadas para permitir a permanência humana por médios períodos de tempo, que variam de semanas até alguns anos.

[editar] Tipos de satélites por função

  • Armas anti-satélites, --- por vezes chamados de satélites assassinos, são satélites projetados para destruir satélites "inimigos" e outros tipos de alvos em órbita. Tanto os Estados Unidos quanto a antiga URSS têm esses tipos de satélites.
  • Satélites astronômicos--- são satélites usados para observações astronômicas, tanto no óptico, quanto em outras bandas do espectro eletromagnético.
  • Satélites de comunicação --- são satélites estacionários utilizados em telecomunicação.
  • Satélites do Sistema Global de Navegação (GPS) --- são satélites que enviam sinais de rádio a receptores móveis na Terra possibilitando a determinação precisa de sua localização geográfica. A recepção direta do sinal dos satélites GPS, combinada com uma eletrônica cada vez melhor, permite que o sistema GPS determine a posição com um erro de poucos metros, em tempo real.
  • Satélites de reconhecimento --- são satélites projetados para observação da Terra ou antigos satélites de comunicação utilizados para fins militares ou de espionagem. Pouco se sabe sobre a capacidade real desses satélites, pois os países que os desenvolvem geralmente não divulgam informações sobre eles.
  • Satélites de observação da Terra --- são satélites projetados para uso não-militar, para, por exemplo, monitoramento ambiental, meteorologia, mapeamento geográfico, etc.
  • Satélites meteorológicos --- são satélites projetados essencialmente para monitorar o tempo e o clima na Terra.

 

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Terra, planeta...Terra

Como  22 de maio foi o dia MUNDIAL da água Resolvi começar esse  blog,  com o assunto  AGUA  o liquido vital que enquanto um poluem um ancia  o liquido essencial para o nosso dia dia
Apesar de ser num elemento vital para o ecossistema, e de ser básica para as diversas atividades humanas, sociais e econômicas, infelizmente a água tem se tornado escassa progressivamente, tanto em qualidade quanto em quantidade. Desperdiçada e desprezada durante muito tempo, a água se torna, a cada dia, um produto caro e raro, cuja escassez ameaça uma grande parte da humanidade. Não demora e o mundo terá de enfrentar a crise da água. Este será um dos grandes desafios do próximo século.

Hoje há menos da  metade da quantidade de água que avia a 50 anos atrás.

Vamos diminuir o consumo de água pra daqui a 50 anos o homem não precisar leiloar um simples  como d´agua. É  muito melhor a água como alegria do que como relíquia
 
Grata pela atencão 
até mais beijinhos!!!!